DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício. O DRE é uma ferramenta contábil utilizada para demonstrar a saúde financeira do seu negócio. Através dele é possível saber se a operação de uma empresa está gerando lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo. Conseguimos analisar investimentos e fazer estimativas dentro de uma empresa, desde a receita operacional bruta, a receita financeira, despesas operacionais e balanço patrimonial, organizando melhor a contabilidade.
É importante entender a diferença entre DRE e DFC.
DFC é o Demonstrativo de Resultado Financeiro, este deve refletir exatamente os saldos do fluxo financeiro conforme o extrato bancário.
Para um entendimento básico dos conceitos tem-se o seguinte exemplo:
A sua empresa realizou uma Venda de R$ 10.000 parcelada em 10 vezes de R$ 1.000. Neste caso o relatório de DRE irá representar o valor completo da venda no mês na qual esta foi confirmada, já o DFC irá representar os registros dos pagamentos a medida que estes forem realizados. O mesmo vale para a contratação de despesas.
Assim o DRE traz uma visão importante a respeito dos compromissos assumidos e das vendas realizadas ao longo de determinado período ou exercício.
Para aprender sobre como utilizar a função de emissão de relatórios de DRE no sistema Iuli Clique Aqui!